O Nascimento de um império conserveiro: “A Casa Fialho” (1892-1939)

Dissertação apresentada no âmbito do Mestrado em História Contemporânea

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Jorge Miguel Robalo Duarte Serra
Porto 2007

Resumo
O texto que nos propusemos escrever é sobre a criação e desenvolvimento daquele que foi o maior grupo conserveiro português.
A empresa foi fundada por João António Júdice Fialho, que criou de raiz seis fábricas de conservas de peixe, tornando-se no maior industrial do Algarve e um dos maiores do país.
Descrevemos o crescimento e evolução da indústria conserveira, bem como da empresa, desde os primórdios até aos finais dos anos 30 do século XX. Relatámos a grave crise que afectou a indústria na segunda metade dos anos 20, e a consequente reacção dos industriais e de Júdice Fialho, com a realização do Congresso de Setúbal de 1927, na tentativa de superar essa crise, e, ainda o estudo e publicação de Salazar sobre a indústria conserveira.
Referimos grande parte da legislação produzida, para organizar e disciplinar a indústria e mais tarde para adaptá-la ao corporativismo.
Tentámos dar uma imagem das unidades fabris da empresa através da descrição das fábricas, dos equipamentos e pessoal existente nas mesmas, da forma mais clara e fiel que nos foi possível.
Jorge Serra

Scroll to Top