2008 - Memória da indústria conserveira : de Matosinhos, Leça da Palmeira e Perafita, 1899-2007

Após ter concluído a instrução primária com 10 anos, Josué Tato iniciou a sua actividade profissional na praia da sardinha pela mão do Sr. José Rocha, o comprador de peixe da Fábrica Conservas Padrão. Desde muito cedo se enfarinhou pelo mundo das fábricas de conservas e, pelos catorze anos, realizou um dos seus sonhos: trabalhar nas oficinas que construíam máquinas para a indústria conserveira. Em 1948 entrou para a serralharia mecânica “A Vulcano” e terminou a sua actividade profissional na Petrogal, S.A. 

Toda esta experiência de Josué Tato, aliado ao seu sonho, permitiu-lhe acompanhar, passo a passo, o desenvolvimento e o engrandecimento da indústria conserveira que muito contribuiu para a expansão deste concelho.

Josué Tato revisitou as 54 Fábricas de Conservas que existiram nesta terra e registou em livro toda a experiência vivida e sonhada, como o próprio diz: “decidi fazer este livro, não escrevê-lo, não inventei nada, tudo existiu. O mérito está nas personalidades, nas firmas, nas empresas e em todos aqueles humildes e honestos que nelas trabalharam”.

TÍTULO: Memória da indústria conserveira

SUB TÍTULO: de Matosinhos, Leça da Palmeira e Perafita, 1899-2007

AUTOR: Josué Gomes Fernandes Tato

DATA EDIÇÃO: 2008

EDIÇÃO: Câmara Municipal de Matosinhos

IMPRESSO POR:

DESCRIÇÃO:

OWNER:  conservasdeportugal.com
CREDIT: 
IMAGES:

Scroll to Top