Amourette brand

BRAND / MARCA: Amourette

FABRICANTE / PACKED BY:
Luíz Viana – Matosinhos
Pinhais & Cª Lda – Matosinhos

CLIENTE / PACKED FOR:

BRAND OWNED BY / MARCA REGISTADA POR:

BRAND REG NUMBER / NÚMERO REGISTO DE MARCA:

FONTE / SOURCE:

Marca Amourette Vintage 1949
Encontramo-nos perante uma cena de temática infantil, onde um casal de crianças se encontra sentado num banco à beira mar, numa noite de céu estrelado. Perto da linha do horizonte encontra-se um pequeno barco e avista-se uma ave sobrevoando as personagens. Os elementos desenhados apresentam maioritariamente linhas de contorno com a mesma espessura, é de notar que no desenho do banco e das linhas que fazem alusão ao mar a linha de contorno torna-se irregular e tem também espessuras diversas, aludindo assim, ao movimento da água onde o espaço branco, não impresso na folha virgem, por sua vez poderá fazer alusão ao reflexo e brilho da mesma. Ainda quanto à espessura das linhas, em algumas linhas de contorno em certos momentos a linha altera a sua espessura, sugerindo um efeito de volume, sendo mais notório nas linhas de preenchimento como nos ícones dos sapatos, vestimenta e cabelos. A percepção dos planos é conseguida pela sobreposição das figuras no enquadramento, onde se sobrepõe em primeiro plano o duplo círculo, sobre as personagens, o banco, e o mar sucessivamente. Não temos no entanto nenhuma alusão à perspectiva, pois não distinguimos pontos de fuga na composição, o que confere um carácter planificado à ilustração. O limite da imagem é por sua vez assinalado por uma moldura com 3mm de largura, de peixes (contamos 26 elementos), que parecem percorrer a mesma no sentido dos ponteiros do relógio, efeito gerado pela repetição dos elementos no mesmo sentido.

Quanto à escala do que é representado, estamos perante um plano de conjunto, onde duas personagens são visíveis na sua totalidade. A relação de escalas também ajuda na separação dos planos, nomeadamente nos elementos que não se sobrepõe, como é o caso da figura da ave que em relação ao barco se encontra num plano mais aproximado.

Quanto à organização estrutural da composição e à distribuição de pesos visuais, elementos com grandes dimensões são colocados ao centro, tornando a composição mais simétrica, efeito que pode também ser conferido com a inserção do duplo círculo sobre a composição. Elementos de grandes proporções e portanto num plano aproximado ganham também relevância como é o caso do banco e das personagens. Em questões de peso visual o tratamento superficial também pode ser relevante, assim, mesmo que pequenos em tamanho, elementos que se encontram em folha virgem não impressa, adquirem brilho e reflexo, o que contribui para o seu destaque. Na parte inferior da composição, a horizontalidade é conseguida pelo banco, elemento que se assemelha a um rectângulo.

As personagens, figuras centrais, são por sua vez, sobrepostas a esta horizontalidade, a figura da direita numa pose mais estática e simétrica, onde o ícone do guarda-chuva, elemento vertical, colocado ao centro da figura, dá ênfase à simetria mencionada. A figura à esquerda, ganha destaque pela inclinação corporal a que foi sujeita, em termos estruturais cria uma linha oblíqua de tensão que é por sua vez harmonizada por outro elemento mais pequeno, a ave, por outro lado a posição das asas dando seguimento á linha do chapéu da figura acaba por contrariar esta ideia guiando-nos novamente para a linha oblíqua e para a posição inclinada da figura. As personagens concentram-se no terço superior da composição e são encimadas por estrelas de formato e tamanho irregular e de distribuição aleatória, que se repetem no espaço. Há também alguma cadência (ritmo), conseguida pela repetição, mesmo que irregular, das linhas do mar e nos elementos das estrelas já mencionados, assim como nas linhas e pontos repetidos nas vestimentas. Aqui é de notar que nas vestes da personagem à direita a simulação da textura é feita aleatoriamente, pretendendo cobrir simplesmente a área a que se sobrepõe, por outro lado, a simulação de textura nas vestes da personagem à esquerda, é feita por linhas diagonais, seguindo o movimento de inclinação da personagem, dando ênfase ao mesmo. Quanto às cores utilizadas na embalagem, o amarelo e o vermelho apresentam-se como cores dominantes, fortes e vibrantes, o preto confere-lhe o carácter e acentua a expressividade e legibilidade. O contraste cromático é realizado pelo recurso a duas cores primárias (o vermelho é considerado cor primária em muitas gráficas em vez do magenta), ambas de tons quentes, onde a cor predominante é o amarelo. As cores são mate, planas, sem gradações de tonalidade.

O texto na embalagem é colocado sob a ilustração, ocupa parte inferior da área impressa, correspondendo a um terço aproximadamente, está centrado, além de ter sido escolhido um peso com boa legibilidade, o que contribui para a horizontalidade já referida, em comunhão com a linha do horizonte e de elementos como o já mencionado banco assim como o mar, que também se encontram na parte inferior da composição. Podemos diferenciar três tipografias, uma destinada à designação da marca, em caixa alta, Grand Caps, sem serif, colorida a vermelho e contornada a preto acentuando o peso e o destaque da palavra. As outras duas tipografias também em caixa alta, e sem serif, são impressas a preto, onde uma se apresenta numa versão narrow e outra em versão wide, esta última de desenho fino, onde também notámos um distanciamento excessivo entre as palavras.

TEXTO RETIRADO DE:

A Embalagem de Conservas na Conserveira Pinhais, por Sara Monteiro

Sara Monteiro é designer gráfica licenciada e mestre em Design de Comunicação pela ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos. Realizou a dissertação A Embalagem de Conservas na Conserveira Pinhais: Análise dos Rótulos Produzidos de 1920 a 2014 no âmbito do Mestrado em Design de Comunicação em 2014.

Amourette

Amourette – Sardine portoghesi all olio d oliva

Amourette

Amourette – Sardine portoghesi all olio d oliva

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