Sociedade Exportadora de Peniche

NOME EMPRESA / COMPANY NAME: Sociedade Exportadora de Peniche

NOME FÁBRICA / FACTORY NAME: Fábrica Benito Garcia

PROPRIETÁRIO / OWNER: Elísio Moreira Rato e Mateo Benito Garcia

FUNDAÇÃO / FOUNDED: 1918

LABOROU EM / WORKED DURING:

ENCERRAMENTO / CLOSURE: anos 1970/80

Nº EMPRESA IPCP / IPCP COMPANY Nº:

ALVARÁ / CHARTER:

MORADA / ADDRESS:

CIDADE / CITY: Peniche

NO MESMO LOCAL FUNCIONOU / AT THE SAME LOCATION WORKED:

OUTROS LOCAIS / OTHER PLACES:

TIPO / TYPE: Packers of canned fish in olive oil

FONTES / SOUCES:
ENGENHEIRO, F. (2000) “Apontamentos para a História das Fábricas de Conservas e Estivas em Peniche”, jornal A Voz do Mar, de 12 Setembro 2000

MARCAS / BRANDS:

Sociedade Exportadora de Peniche

Teve a sua actividade num edifício construído para esse fim junto da EN. 114, não muito longe da entrada de Peniche (Pontão de Peniche de Cima) num terreno adquirido à Câmara Municipal, a título de compra, em 1917 bem como os armazéns construídos em frente.

Tinha a sua sede em Lisboa, era constituída sociedade com Elísio Moreira Rato e o Sócio Gerente Mateo Benito Garcia. Tinham como apoio àquela indústria uma pequena frota construída nos estaleiros de Peniche, embarcações tais como:

Registados na Capitania de Peniche, a 26/1 1/1915, a vela e remos, com 12 metros, no valor de 350$00, construídos por Fernando Maria Malheiros: “Paquita”, “Irene” e “Elísia”.

Na mesma Entidade, a 8/2/1916, com 13 metros como mesmo valor, construída por Carlos Domingos da Costa,, embarcação denominada ‘Pilar” e a 18/7/1916, construída por Isaac Petinga, com 12 metros e as restantes caracteristicas, como nome “Dinal”.

Foi este estabelecimento fabril, mais tarde, conhecido por “Fábrica Benito Garcia”.

Cessou a sua actividade entre os anos 1970/80. Hoje no seu lugar, em edifício de raiz, foi implantado um Centro Comercial.

ENGENHEIRO, F. (2000) “Apontamentos para a História das Fábricas de Conservas e Estivas em Peniche”, jornal A Voz do Mar, de 12 Setembro 2000

Scroll to Top