Parodi & Roldan - Vila Real de Santo António

NOME EMPRESA / COMPANY NAME: Parodi & Roldan

NOME FÁBRICA / FACTORY NAME: Fábrica Santa Maria

PROPRIETÁRIO/OWNER: Ângelo Parodi Bartholomeu

FUNDAÇÃO / FOUNDED: 1879

LABOROU EM/WORKED DURING: 1881; 1890; 1907; 1915; 1924;1938; 1947

ENCERRAMENTO / CLOSURE: 1947

MORADA / ADDRESS: Avenida da República  (Rua da Rainha) 

CIDADE / CITY: Vila Real de Santo António

OUTROS LOCAIS / OTHER PLACES:

 NO MESMO LOCAL FUNCIONOU/AT THE SAME LOCATION WORKED: Societá Acc. Ângelo Parodi Fu Barlholomeu 

TIPO / TYPE: Producers of canned fish in olive oil

FONTES / SOUCES:
– A Indústria de Conservas de Peixe no Algarve (1865 – 1945)  Joaquim Manuel Vieira Rodrigues
– Inquérito Industrial de 1881; – Inquérito Industrial de 1890;
– Ataíde Oliveira, 1907;
– Conservas de Peixe, nº25, Ano III, Abril 1948;
– Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes. 
– A Indústria Conserveira na Construção da Malha Urbana no Algarve: Das Estruturas Produtivas à Habitação Operária (1900-1960),
Armando Filipe da Costa Amaro

MARCAS / BRANDS: Parodi & Roldan

A Indústria Conserveira na Construção da Malha Urbana no Algarve: Das Estruturas Produtivas à Habitação Operária (1900-1960) de Armando Filipe da Costa Amaro – Mestrado Integrado em Arquitectura – Dissertação – Évora 2020. Este documento em anexo, resulta do processo de trabalho para a localização dos edifcios industriais de produção de conservas. Na evidência de falta de trabalhos que identificassem e localizassem, corretamente, a maioria do parque industrial conserveiro, do Algarve, tornou-se premente colmatar essa lacuna. A informação compilada neste anexo é referente às fábricas, a sua localização e às diferentes empresas/proprietários, que trabalharam no mesmo edifício, ao longo do tempo. Tendo o objetivo de determinar, o surgimento e o periodo de tempo em que num determinado local funcionou uma fábrica de conservas.

Texto retirado de: A Indústria de ConservasS de Peixe no Algarve (1865 – 1945) Joaquim Manuel Vieira Rodrigues

A indústria de conservas de atum em escabeche foi criada, em Vila Real de Santo António, em 1879, por Parodi & Roldan, que fundou a fábrica “Santa Maria”. Desde o ano seguinte que utilizava um motor a vapor, com uma força de 4 cavalos. Empregava, ainda, 16 caldeiras para coser o atum, e, quanto à força de trabalho esta era constituída de 80 a 100 operários, 50 a 70 operárias e 8 menores. A jornada de trabalho prolongava-se por catorze horas, dez durante o dia e quatro à noite. Os salários evidenciavam enormes disparidades: enquanto os homens podiam auferir 600 réis, as mulheres ficavam pelos 220 réis e os menores apenas 180 réis.

Utilizavam como matérias-primas estrangeiras o azeite, importado de Itália, a folha-de-flandres e madeira para os barris, cujo valor, em 1881, atingiu os 14 contos.

Segundo Parodi, o atum era uma excelente matéria-prima, mas não tanto o azeite nacional, cujas condições de fabrico eram «péssimas», mas que «quando ele chegar ao aperfeiçoamento do italiano», poderia ser empregue na indústria de conservas

in Sebastian Ramírez (1828-1900) – Subsídio documental para uma biografia, de António Horta Correia

Os delegados da Comissão Central Directora do Inquérito Industrial de 1881 no Distrito de Faro, 93 fizeram um relatório do concelho de Vila Real de Santo António, datado de 30 de Outubro.


Os delegados continuam no referido relatório de 1881:

“Há em Vila Real três fabricas de conservas de atum, uma intitulada de Santa Maria, outra de S. Francisco e a de que é proprietário Sebastião Migoni…A primeira fábrica que visitamos, denominada Santa Maria e pertencente a “Parodi & Roldan”, foi fundada em 1879 …. Visitamos depois a fabrica denominada S. Francisco, de que e proprietário Francisco Rodrigues Tenório, que a fundou em 1880 … Não pudemos visitar a fábrica de Sebastião Migoni por este estar ausente … ” 94

Este relatório oficial também veio esclarecer, sem margem para dúvidas, em que datas se fundaram e quais foram as primeiras fábricas de conserva de peixe em Vila Real de Santo António.

Vila Real de Santo António

Mapa elaborado por Armando Filipe da Costa Amaro

Scroll to Top