Olivas & Januário – Lagos
Olivas & Januário – Lagos
NOME EMPRESA / COMPANY NAME: Olivas & Januário – Lagos
NOME FÁBRICA / FACTORY NAME:
PROPRIETÁRIO/OWNER:
FUNDAÇÃO / FOUNDED:
LABOROU EM/WORKED DURING: 1924; 1947; 1955
ENCERRAMENTO / CLOSURE:
Nº EMPRESA IPCP/ IPCP COMPANY Nº:
ALVARÁ / CHARTER:
MORADA / ADDRESS: Rua de Santo Amaro
CIDADE / CITY: Lagos
NO MESMO LOCAL FUNCIONOU/AT THE SAME LOCATION WORKED: Sociedade de Conservas Aldite, Lda
OUTROS LOCAIS / OTHER PLACES:
TIPO / TYPE: Packers of canned fish in olive oil
FONTES / SOUCES:
– Jacobetty, 1957;
– Castelo, 2018.
– A Indústria Conserveira na Construção da Malha Urbana no Algarve: Das Estruturas Produtivas à Habitação Operária (1900-1960), Armando Filipe da Costa Amaro
MARCAS / BRANDS:
Olivas & Januário – Lagos
Um dos poucos antigos edifícios conserveiros ainda existentes, localizado na zona alta da cidade, em Santo Amaro. Esta unidade terá pertencido à sociedade Olivas & Januário, e depois ao industrial José Mendes, de Portimão, com a firma Sociedade de Conservas Aldite Ldª, que passou a ALDIBEL no início dos anos 80 quando aquela se fundiu com a firma Abel Figueiredo Luís.
Mário Januário, aposentado da administração local, refere que o seu avô Januário vendeu a fábrica a um Mendes de Portimão. Armando Matias, antigo operário da fábrica Aldite (hoje com 81 anos de idade), refere que trabalhou naquela fábrica ainda antes de ter sido vendida ao portimonense Mendes, e que o patrão de então era francês, porém não soube indicar mais pormenores.
in Cem anos de Indústria Conserveira em Lagos – a memória em imagens – Francisco Castelo
Fototeca Municipal de Lagos 23 de Março de 2019
A Indústria Conserveira na Construção da Malha Urbana no Algarve: Das Estruturas Produtivas à Habitação Operária (1900-1960) de Armando Filipe da Costa Amaro – Mestrado Integrado em Arquitectura – Dissertação – Évora 2020. Este documento em anexo, resulta do processo de trabalho para a localização dos edifcios industriais de produção de conservas. Na evidência de falta de trabalhos que identificassem e localizassem, corretamente, a maioria do parque industrial conserveiro, do Algarve, tornou-se premente colmatar essa lacuna. A informação compilada neste anexo é referente às fábricas, a sua localização e às diferentes empresas/proprietários, que trabalharam no mesmo edifício, ao longo do tempo. Tendo o objetivo de determinar, o surgimento e o periodo de tempo em que num determinado local funcionou uma fábrica de conservas.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Olivas & Januário – Lagos
Terms of use
Contact
investigacao@conservasdeportugal.com
Other project links