Nuri - Sardine piccanti portoghesi all olio d olive
BRAND / MARCA: NURI
TYPE / TIPO: lata – can
DESIGNATION / DESIGNAÇÃO: Sardine piccanti portoghesi all olio d olive
INSCRIPTION / TEXTO:
DIMENSIONS / DIMENSÕES:
NET WEIGHT / PESO LIQUIDO: 125gr
MATERIALS / MATERIAL: aluminio – aluminium
PRINTED BY / IMPRESSO POR:
FABRICANTE / PACKED BY: Pinhais
EXPORTED BY / EXPORTADOR:
CLIENTE / PACKED FOR: Boccardi
DATE / DATA : 2013
PRODUCTION PLACE / LOCAL DE PRODUÇÃO: Matosinhos
TYPE OF FISH / TIPO DE CONSERVA: sardinhas – sardines
DESTINATION MARKET / MERCADO DESTINO: Italiano
CREDIT: in A Embalagem de Conservas na Conserveira Pinhais
Análise dos rótulos produzidos de 1920 a 2014
Sara Sousa Monteiro
Design de Comunicação
2014
Information in "A Embalagem de Conservas na Conserveira Pinhais" - Análise dos rótulos produzidos de 1920 a 2014 - Sara Sousa Monteiro - Design de Comunicação 2014
EMBALAGEM
NOME DO EMISSOR: PINHAIS & CA. LDA.
MATERIAL: FOLHA DE FLANDRES
COR:PRATEADO
DIMENSÕES: C. 10,6CM L. 6,2CM A. 2,75CM
PESO: 35G
TIPO DE LATA: EASY OPEN, COM ANILHA DE ABERTURA COLOCADA NO TOPO DA TAMPA, É AINDA DE REFERENCIAR AS DEPRESSÕES E RELEVOS DADOS EM TODAS AS FACES DA EMBALAGEM PARA CONFERIR RESISTÊNCIA À MESMA, CREMOS NO ENTANTO, QUE AS DEPRESSÕES DADAS NA TAMPA TÊM COMO PROPÓSITO O AUXÍLIO NO ACTO DE ABERTURA, AJUDANDO À DEFORMAÇÃO DA MESMA
TIPO DE ABERTURA: A ABERTURA É FEITA COM O AUXÍLIO DA ANILHA EXECUTADA POR DESENROLAMENTO DA TAMPA PELA LINHA DE ENFRAQUECIMENTO
DESCRIÇÃO TÉCNICA
LOCALIZAÇÃO ESPÓLIO: PINHAIS & CA. LDA.
FABRICANTE: PINHAIS & CA. LDA.
EXPORTADOR: PINHAIS & CA. LDA.
DATA: SEGUNDA GERAÇÃO (1991-1993)
MARCA: NURI
DURAÇÃO DA MARCA: 1948 – ACT.
TIPO DE CONSERVA: SARDINHAS PICANTES EM AZEITE E SAL ADICIONADO
PESO NETO: 125G
MERCADO DE DESTINO: LÍNGUA UTILIZADA: ITALIANO | TRADUÇÕES EM ALEMÃO, FRANCÊS, INGLÊS
RÓTULO
IMPRESSÃO: CROWN
TÉCNICA DE IMPRESSÃO: LITOGRAFIA
CORES UTILIZADAS: AMARELO, VERMELHO, PRETO
INFORMAÇÃO ESCRITA
TAMPA: SARDINE PICCANTI PORTOGHESI | ALL’OLIO D’OLIVA – CON SALE | “NURI” | BRAND | PRODUCT OF PORTUGAL | NET WEIGHT | 4 3/8 OZ
LATERAL DIREITA: CÓDIGO DE BARRAS
LATERAL ESQUERDA: IMPORTATORE ESCLUSIVO | BOCCARDI | SAN MAURO TORINESE (TORINO) | TEL. 011 273 1512 – FAX 011 273 3014
LATERAL TOPO: SARDINE PICCANTI PORTOGHESI | ALL’OLIO D’OLIVA | CON SALE | “NURI” | BRAND | DA CONSUMARE PREFERIBILMENTE ENTRO DA FINE DEL 2017
LATERAL FUNDO: SARDINEN IN SCHARF GEWURZTERN | OLIVENOL | “NURI” | BRAND | BESTANDTEILE: SARDINEN, OLIVENOL, SCHARFER PAPRIKA, | KAROTT, GURKE, GEWURZNELKE, PFEFFER, SALZ
BASE: PICKLED AND SPICED – PORTUGUESE SARDINES | IN PURE OLIVE OIL (HOT SAUCE) SALT ADDED | AROMATIZZATE CON PIRI-PIRI E CHIODO DI GAROFANO | PACKED BY PINHAIS & Cª LDA | PRODOTTO NELLO STABILIMENTO DI MATOSINHOS | SARDINES EN SAUCE PIQUANTE | PRODUCT OF PORTUGAL | HERSTELLUNGSJAHR SIEHE STANZE | STERILISIERT. KUHL UND TROCKEN AUFBEWAHREN | “NURI” | BRAND | INGREDIENTI: SARDINE – OLIO DI OLIVA – PIRI PIRI – CAROTE – CATRIOLI – | CHIODO DI GAROFANO – PEPE – LAURO – SALE | NETTOINHALT 125G – FISCHEINWAAGE 85G – POIDS NET 125G – CONT. CUBIQUE 125 CM3 | NET WEIGHT 4 3/8 OZ – PESO NETO 125G – SGOCCIOLATO 85G
DESCRIÇÃO ESTILÍSTICA
O elemento caligráfico da designação Nuri é colocado ao centro, rodeado por elementos vegetalistas, pimentos vermelhos, que sublinham a caligrafia, e enfatizam a composição.
Nesta embalagem os elementos desenhados apresentam de um modo geral uma linha de contorno pronunciada, e de traço irregular, conferindo um aspecto tosco ao desenho. As linhas de preenchimento são mais suaves, e pretendem conferir alguma volumetria aos elementos.
A percepção dos planos é conseguida pela sobreposição, quase imperceptível, das figuras, e pelo indício de uma linha de horizonte. Não temos no entanto, nenhuma alusão à perspectiva, pois não distinguimos pontos de fuga na composição, o que confere uma panificação à ilustração. Notamos também a existência de uma fina moldura, uma linha, cuja tonalidade contrasta com o fundo da imagem, e que enquadra a composição, acompanhando o formato da tampa da embalagem.
Quanto à escala dos elementos, a designação da marca, e portanto, o elemento caligráfico, é o de maior destaque pela escala em que se encontra face aos outros elementos, e também pela área de impressão que ocupa. Embora os outros elementos sejam de inferior escala, partilham entre si dimensões similares.
Quanto à organização estrutural da composição e à distribuição de pesos visuais, o elemento caligráfico de maior dimensão, acima mencionado, ocupa também um local de destaque, ao centro e à direita da composição, sendo sublinhado pelos restantes elementos, que orbitam em seu redor (em baixo e nas laterais). Toda a composição da imagem é centralizada à direita da área de impressão, pela tipologia da embalagem, cuja anilha de abertura ocupa um terço da área. Elementos com um tratamento visual apelativo, como é o caso das áreas não impressas, em folha de flandres brilhante, podem ganhar algum destaque, sendo de notar o contorno, com este efeito, no elemento caligráfico.
Com o recurso ao exercício da lei dos terços, percebemos que os elementos ilustrados se cingem a dois terços da composição, tanto horizontal como verticalmente, ocupando as secções inferiores da composição. Podemos verificar que o elemento caligráfico ocupa uma posição central, como inferimos inicialmente, sendo ladeado somente por dois elementos, enquanto que os restantes pertencem ao terço inferior da composição. O terço superior e o canto inferior esquerdo são destinados à informação textual.
As cores utilizadas são três, o amarelo e o vermelho, tons fortes e vibrantes, cujas tintas parecem ter uma qualidade aguada, tirando partido do brilho da folha sobre a qual foram impressas. O preto por sua vez, tonalidade forte e contrastante, parece ter sido impresso sobre uma espécie de trama, deixando transparecer pequenas partículas da folha virgem, ganhando assim algum brilho, tal como as restantes cores. O contraste cromático é realizado pelo recurso a duas cores primárias, ambas de tons quentes, onde a cor predominante é o amarelo. Na área de impressão a vermelho também podemos notar o recurso a uma trama, proporcionando um efeito de gradação, que sendo impresso sobre o fundo amarelo, nos dá a ilusão de um tom alaranjado, ajudando à volumetria destes elementos.
O texto é impresso a vermelho e a preto, nele distinguimos cinco tipografias, sendo uma delas a caligrafia da designação da marca, em tudo semelhante à sua versão vintage, de traçado espesso, de inspiração árabe e desenho trabalhado. A palavra continua sublinhada por uma linha em arco, que com a introdução da linha de contorno, passa a ser reforçada a partir da perna da letra ‘N’. É de notar ainda que o espaço da entrelinha foi reduzido. As restantes tipografias não são serifadas, em versões condensada, regular e wide, na sua maioria utilizadas em caixa alta, de traçado regular.
DESCRIÇÃO TEMÁTICA
Podemos dizer que não existe uma relação título/imagem, no sentido em que a última não pretende ilustrar a primeira. Relembramos assim, que ‘Nuri’, se trata do nome de uma rapariga espanhola, que um dos fundadores da Pinhais conheceu, e de algum modo a enaltece ao escolher o seu nome para denominar a marca.
Assim, não estamos perante o desenho de um rosto feminino, que na realidade era uma temática comum, mas em presença de malaguetas vermelhas como elementos ilustrados, e estão associados, não ao nome, mas ao conteúdo da embalagem, ao tipo de conserva de condimento picante.
O que se destaca no rótulo é a caligrafia da denominação da marca, e em vez da relação com o laranja, cor predominante nas embalagens de conservas de condimento picante, temos o fundo a amarelo, que por sua vez é normalmente associado a conservas em azeite, com as ilustrações de malaguetas a fim de informar sobre a qualidade das conservas.
Apesar dos poucos motivos ilustrados, podemos partir do princípio que a linha de fundo, com a área inferior à mesma colorida, fazendo alusão a uma superfície, poderá tratar-se de uma mesa onde os alimentos poderão estar pousados, no entanto, dado que eles contornam o elemento caligráfico, sobrepondo-se a essa linha, fugindo assim de uma representação realística, mostram-se antes como adorno ao elemento caligráfico.