Luças & Cª Lda

Em por volta de 1830 o Atlântico avança e vai destruindo sucessivamente as praias da Afurada e de Espinho. Simultaneamente. as dificuldades de acesso marítimo à cidade do Porto leva à construção do Porto de Leixões com a inclusão de um Porto de Pesca.

A um ritmo correspondente pescadores destes lugares fixam-se em Matosinhos. O fluxo mantêm-se de 1834 a 1870. O Concelho essêncialmente agricola passa a ser terra de pescadores.

Alguns destes pescadores sabem aproveitar as solicitações do mercado, tornando-se as familias mais conhecidas da vila: Sá Pereira, Clara, Rita, Luças, Patelas, Felício, Caseiros, Ourives, Cartolas, Noras, Manganinhos e os Sabeler, estas familias vão alterar a cultura desta pequena vila agricola para uma próspera comunidade piscatória e Industrial.

É com a alavancagem da construção do porto de Leixões e sua consequente responsabilidade exportadora que surgem as primeiro as empresas de salga (a mesma fonte afirma que as primeiras empresa de Salga de Matosinhos seriam pertença de António Ferreira Pedro (Luças), Pai do posterior que alías terá sido o primeiro Luças a chegar à localidade), depois salmoura e posteriormente já no sec. XX a conserva por esterilização (chamada Conservas de molhos).

Em 1896 é fundada a primeira fábrica de conservas (por Sal) de Matosinhos a “Joaquim Ferreira Pedro (Luças)” que se dedica à produção de Sardinha prensada em lata e Anchovas de Conserva.

Este tipo de produtos de conservação pelo meio de sal é muito popular no sul da Europa, e, pouco depois surgem fábricas outras fundadas por estrangeiros principalmente Italianos e Gregos, com eles comerciantes à procura de importar o produto. Por volta de 1918 a “Luças” torna-se internacional mantêndo-se ainda hoje como a marca de refêrencia do mercado Grego.

Com a necessidade de fabricar alimentos conservados por apertização funda-se Luças & Cª., Lda. a 4 de Maio de 1940 por dois dos filhos do fundador: Domingos e Adriano Ferreira Pedro as duas empresas dedicam-se respectivamente à produção de conservas e de semi-conservas partilhando a marca.

Joaquim Ferreira Pedro Luças – bisavô de Pedro Luças, o atual dirigente da Luças & Cª., Lda. – após a saída da firma do filho mais velho – António – a sociedade altera-se para Joaquim Ferreira Pedro Luças & Filhos, passando a incluir o tio avô Adriano e o avô Domingos de Pedro Luças. Após a morte de Domingos a firma passa para Adriano e após a morte deste – que só tinha filhas – a sociedade dissolve-se.

Entretanto António Luças funda a Serrats & Luças, uma sociedade com um espanhol, provavelmente galego, de nome Serrats. A empresa era uma estiva ou seja fazia – Salmoura e Anchovas. Mais tarde, já sozinho, António faz uma fábrica nova e a sociedade passa a António Luças & Filhos Lda. com duas fábricas.

Outra fábrica da família Luças foi a Olivia Machado, gerida por Emídio Luças até à sua morte, após a qual a sociedade é dissolvida pois a família decide não continuar a atividade conserveira.

A necessidade de aumentar a produção leva a que em 1956, a Luças & Cª., Lda, por intermédio do seu sócio Lúcio Lopes (júnior) adquire a fábrica Arrábida, da firma Santos, Gomes e Gamito & Cª. fundada naquela cidade em 1930. As marcas da Santos Gomes & Gamito Lda. haviam ganho diversos prémios em certames Nacionais e Internacionais. A marca “Sangamito” inclusivamente ganhou a Medalha de Mérito Indústrial, constante do seu logótipo.

Publicidade Luças na Grécia

Por volta da década de 50 do séc XX atinge-se o auge da Industria Conserveira em Portugal com a produção anual de 8 milhões de latas Luças & Cª., Lda. é considerada nesse periodo como uma das melhores empresas conserveiras do País.

Durante décadas dedicou-se quase exclusivamente à exportação de conservas para o mercado Grego, a “Luças”, a segunda marca de conservas mais antiga em Portugal dá-se a conhecer ao segmento tradicional e gourmet com a qualidade esmerada que tanta fama deram às conservas Portuguesas.

Textos adaptados por Pedro Luças de “Uma cidade assim” da Câmara Municipal de Matosinhos e posteriormente adaptados pelo Can the Can

Scroll to Top