Jorge Silva
Jorge Silva é um designer editorial especializado na direção de arte de publicações periódicas. É também um coleccionador de livros, revistas, magazines, fanzines, posters e tudo o que esteja relacionado com o design português.
Estuda e publica artigos sobre ilustradores e designers no seu fantastic bolg, Almanak Silva. É naturalmente um coleccionador de memórias, que preserva com esta sua actividade a história de pessoas incríveis do nosso país.
É portanto fácil de perceber a nossa “química”.
O design dos livros do Can the Can, THE BEST I (N) CAN e EAT&ART foi feito pela Silvadesigners.
BIO
Jorge Silva nasceu em 1958, em Lisboa. É um designer de comunicação dedicado essencialmente ao design editorial e à direcção de arte de publicações.
Foi director de arte dos jornais Combate e O Independente e dos suplementos que desenhou para o jornal Público, Y e Mil Folhas. Jorge Silva tem dezenas de prémios da The Society for News Design americana pelo seu trabalho de direcção de arte nestes dois jornais.
Dirigiu várias revistas, como a 20 Anos, Ícon, LER e LX Metrópole, da Parque Expo. Esta última originou, em 2001, a criação do atelier Silvadesigners, que se tem dedicado ao branding cultural, sobretudo relacionado com a vida cultural lisboeta. Neste contexto, faz a direcção de arte das revistas Agenda Cultural de Lisboa, XXI e Blimunda.
Durante três anos ocupou as funções de director de arte do Grupo Editorial Leya e, desde o início de 2015, é consultor artístico da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Nos últimos anos tem leccionado Direcção de Arte em mestrados da Faculdade de Belas Artes do Porto e tem-se dedicado à investigação e curadoria nas áreas do design e ilustração.
É responsável pelo conceito e edição da Colecção D, publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, sobre designers históricos e contemporâneos portugueses.
Criou o blogue Almanaque Silva, onde conta histórias da ilustração portuguesa.
almanaquesilva.wordpress.com
silvadesigners.com