J. A. da Cunha Ferreira - Lisboa

NOME EMPRESA / COMPANY NAME: J. A. da Cunha Ferreira

PROPRIETÁRIO/OWNER: João António da Cunha Ferreira

FUNDAÇÃO / FOUNDED:

LABOROU EM/WORKED DURING: working in 1910

ENCERRAMENTO / CLOSURE: before 1938

ALVARÁ / CHARTER:

MORADA / ADDRESS: Rua dos Capelistas 178

CIDADE / CITY: Lisboa

OUTROS LOCAIS / OTHER PLACES:

TIPO / TYPE: Empresa de registo de marcas

FONTES / SOUCES: João António da Cunha Ferreira foi o pai do fundador da empresa de registo de marcas e patentes, Gastão da Cunha Ferreira, fundada em 1938 e que ainda hoje existe. Foi o fundador da empresa J. A. da Cunha Ferreira, onde o filho, Gastão da Cunha Ferreira, exerceu a sua prática nos primeiros anos da sua atividade.

HISTÓRIA

Em 1880, João António da Cunha Ferreira funda em Lisboa um Gabinete de Propriedade Industrial atuando como Agente de Marcas e Patentes – nomeado por Alvará Régio do Rei D. Carlos – sob o nome profissional de J. A. DA CUNHA FERREIRA. Pioneiro no registo de patentes e marcas em Portugal o fundador do então Gabinete de Propriedade Industrial, viu o seu trabalho ser reconhecido em Portugal com a atribuição da Medalha de Mérito Industrial. Filho de um farmacêutico de Campo Maior, crê-se que terá sido essa a razão mais provável – “a da procurar soluções para patentear as novidades face à atividade do pai” – que o levou a dedicar-se à Propriedade Industrial. Foi um interessado contemporâneo das primeiras Convenções Internacionais neste domínio, como a Convenção de Paris para a Protecção da Propriedade Industrial, de 20 de Março de 1883, que instituiu a União Internacional para a Protecção da Propriedade Industrial. Em 26 de Dezembro de 1905 o Rei D. Carlos nomeou-o Oficial da Ordem Civil de Mérito Industrial. Dedicou 50 anos de desvelada dedicação à Propriedade Industrial. Os filhos sucederam-lhe na atividade, tendo mantido o Gabinete de Propriedade Industrial e em 1934 constituíram a sociedade A.G. DA CUNHA FERREIRA, LDA.

De particular relevância e curiosidade destaca-se o facto de, no período da 2ª Guerra Mundial, durante o qual, como se sabe, as comunicações entre países sofreram enormes interrupções, a sociedade A.G. da Cunha Ferreira, Lda. ter garantido o pagamento das anuidades de Patentes de vários clientes impossibilitados de comunicar as suas instruções, permitindo desse modo, que tais direitos se mantivessem válidos nesse período conturbado. Ainda hoje se mantém clientes dessa época. A sociedade tem sido sempre gerida pela família, sendo a atual gerência a quarta geração do fundador. Fundada há 136 anos, A. G. da Cunha Ferreira, Lda. é o Gabinete de Propriedade Industrial, em atividade, mais antigo em Portugal.

in Pontos de Vista

 

Scroll to Top