Forbes de Bessa & Cª - Matosinhos

NOME EMPRESA / COMPANY NAME: Forbes de Bessa & Cª

NOME FÁBRICA / FACTORY NAME: Fábrica de Conservas Record

PROPRIETÁRIO / OWNER:

FUNDAÇÃO / FOUNDED: Unknown opening date

LABOROU EM / WORKED DURING:

ENCERRAMENTO / CLOSURE: Unknown closing date

Nº EMPRESA IPCP / IPCP COMPANY Nº:

ALVARÁ / CHARTER:

MORADA / ADDRESS: Rua Mouzinho de Albuquerque

CIDADE / CITY: Matosinhos

NO MESMO LOCAL FUNCIONOU / AT THE SAME LOCATION WORKED:

OUTROS LOCAIS / OTHER PLACES:

TIPO / TYPE: Packers of canned fish in olive oil

FONTES / SOUCES:
1948_04 revista de Conservas
Flashes Luso Brasileiros

António Forbes de Bessa, foi o dinâmico fundador da firma « Forbes de Bessa & Cia. Lda.», proprietária da Fábrica de Conservas “Record”, situada na Rua Mousinho de Albuquerque, n. 673, em Matosinhos.

Já falecido o idealizador da firma fundada em Março de 1937 ficaram os continuadores da obra, D Noémia Maria Quintela Forbes de Bessa, virtuosa viúva do fundador, e o senhor Engenheiro Lopes de Amorim, tendo como gerente o Sr. Lemos, que tem dado todo o seu esforço em prol do progresso da fábrica, progresso este que tem tido grande importância internacional, visto os seus produtos serem exportados não só para a Europa continental, mas também para a Inglaterra e Estados Unidos da América do Norte.

A produção actual da fábrica “Record” é de quarenta mil caixas, sendo conhecidas as suas marcas registadas “Forbes”; “Record”; “Patrícia”; “Bessa”, “Jaguar”, etc.

Por intermédio do «Instituto de Conservas de Peixe», a fábrica« Record» tem participado em quase todas as feiras internacionais.

Contando com a colaboração leal de 193 operários, os dirigentes da fábrica corresponderam de maneira humaníssima a essa colaboração com uma bela obra social, constituída por uma creche para os filhos das operárias que são assistenciadas nas horas de trabalho de seus pais, demonstrando assim um alto espírito de solidariedade humana, que é altamente apreciada e louvada por entidades particulares e oficiais.

 

” além de gerir com sucesso a Fábrica Record que construiu na Rua Mouzinho de Albuquerque, 673 em Matosinhos, também adquiriu em 1941 a empresa de conservas Ramos, Reynaud & Cª, L.da[1] de Setúbal, na qual foi nomeado gerente, com dispensa de caução e sem remuneração, na que a assinatura dele bastava para a sociedade ficar obrigada. Em 1943 mudou a sede desta empresa para a mesma morada que a Record em Matosinhos.[2]

[1] Diario do Governo, 3 de Outubro 1945 III serie nº232 p.2066. Ramos, Reynaud & Cª, L.da, fundada em 1892, pertenceu à família Ramos Reynaud durante 50 anos, e estava localizada na Rua Guilherme Gomes Fernandes, em Setúbal. Era sócio Filinto Elisio Pinto Barbosa com parte igual que Forbes de Bessa, e sócios minoritários o Dr. António Maria de Sousa Monteiro, Carlos Teixeira Pilrão e António Gonçalves Martinho Júnior.

[2] Diário do Governo, 28 de Maio de 1943, III serie, nº123, p. 1257.

 

Informação fornecida por Duarte Pinto

RECORD

Skinless and Boneless Portuguese Sardines

MARES

Filetti di sgombri all olio di oliva

ENDA

Sardines Portugaises sans peaux et sans arêtes