Cruz & Afonso (Irmãos) - Olhão

NOME EMPRESA / COMPANY NAME: Cruz & Afonso (Irmãos) – Olhão

NOME FÁBRICA / FACTORY NAME:

PROPRIETÁRIO/OWNER:

FUNDAÇÃO / FOUNDED: 1955

LABOROU EM/WORKED DURING:

ENCERRAMENTO / CLOSURE:

Nº EMPRESA IPCP/ IPCP COMPANY Nº: 

ALVARÁ / CHARTER:

MORADA / ADDRESS: Rua Joaquim Ribeiro nº14

CIDADE / CITY: Olhão

NO MESMO LOCAL FUNCIONOU/AT

THE SAME LOCATION WORKED: António & Henrique Serrano, Lda 

OUTROS LOCAIS / OTHER PLACES:

TIPO / TYPE: Packers of canned fish in olive oil

FONTES / SOUCES:
– Ainda Olhão e a Indústria de Conservas de Peixe, Luciano Cativo
– Arquivo Municipal de Olhão
– A Indústria Conserveira na Construção da Malha Urbana no Algarve: Das Estruturas Produtivas à Habitação Operária (1900-1960), Armando Filipe da Costa Amaro

MARCAS / BRANDS:

 

Cruz & Afonso (Irmãos) – Olhão

Tinha a fábrica na Rua Joaquim Ribeiro, transversal à Rua 18 de Junho. Eram sócios os irmãos João Carlos da Cruz e Manuel Eufémio Afonso, a quem prestaram mais tarde a sua colaboração, em todos os sentidos João Sabino Ladeira, hoje advogado, e Domingos do Ó Afincão.

Extinta que foi a sua actividade, a firma Produtos Alimentares António & Henriques Serrano Lda. , de Matosinhos, comprou a fábrica e passou a fazer a sua exploração. Mais tarde, vendeu-a à Conservexport, de Manuel de Sousa, da Fuseta, que, Após ali ter trabalhado por um largo período de tempo, transferiu a unidade fabril para as novas instalações que mandou construir na Zona Industrial de Olhão…

in Ainda Olhão e a Indústria de Conservas de Peixe – Luciano Cativo

 A Indústria Conserveira na Construção da Malha Urbana no Algarve: Das Estruturas Produtivas à Habitação Operária (1900-1960) de Armando Filipe da Costa Amaro – Mestrado Integrado em Arquitectura – Dissertação – Évora 2020. Este documento em anexo, resulta do processo de trabalho para a localização dos edifcios industriais de produção de conservas. Na evidência de falta de trabalhos que identificassem e localizassem, corretamente, a maioria do parque industrial conserveiro, do Algarve, tornou-se premente colmatar essa lacuna. A informação compilada neste anexo é referente às fábricas, a sua localização e às diferentes empresas/proprietários, que trabalharam no mesmo edifício, ao longo do tempo. Tendo o objetivo de determinar, o surgimento e o periodo de tempo em que num determinado local funcionou uma fábrica de conservas.

Scroll to Top