Marie Elisabeth brand

BRAND / MARCA: Marie Elisabeth brand

FABRICANTE / PACKED BY:
Júdice Fialho & C.ª, Lda.
Marie Elisabeth – Matosinhos
Indústrias de Alimentação IDAL – Peniche
Esip – European Seafood Investments Portugal, S.A.

BRAND OWNED BY / MARCA REGISTADA POR:

CLIENTE / PACKED FOR:

FONTE / SOURCE:

Ano Boletim Propriedade Industrial: 1897 

Pedido publicado no Boletim da Propriedade Industrial em: 8 de agosto de 1897
2ª Serie – 14º ano – Nº 25 a 28 – Pág. 51

REGISTO DE MARCAS
Número do pedido: 
Data do pedido: 
Data do registo: 30 de abril 1897
Número do registo: 3:065
Nome do proprietário da marca: A. Judice Fialho, natural de Villa Nova de Portimão, negociante e industrial, residente em Faro, rua de Azevedo Coutinho, 28, e estabelecido em Portimão . Representado por J. A da Cunha Ferreira, agente official de marcas e patentes.
Classe: 16
Número: 49
Descrição da marca: “A marca consiste n´um desenho de marinha, para o tampo das latas, e n`uma cinta, para os lados, tendo cinco rectangulos ornamentados e separados uns dos outros por monogrammas constituidos pelas letras J. A. T. No primeiro rectangulo da esquerda le-se: Portimão; no segundo Marie Elisabeth; nos terceiro e quarto ha uma marinhas, e ê-se n`aquelle: Qualité supérieure e n`este: Sardines à l`huile surfine. Pure olive; e no quinto, finalmente, lê-se: Portugal. Destinada a conservas de sardinha em azeite.

Year – Industrial Property Bulletin: 1897

Application published in the Industrial Property Bulletin on: August 8, 1897
2nd Series – 14th year – No. 25 to 28 – Page 51

TRADEMARK REGISTRATION
Application number: 
Application date:
Registration date: 3:065
Registration number: April 30, 1897
Owner of the trademark: A. Judice Fialho, a native of Villa Nova de Portimão, a merchant and industrialist, residing in Faro, at 28 Azevedo Coutinho Street, and established in Portimão. Represented by J. A. da Cunha Ferreira, official trademarks and patents agent.
Class: 16
Number: 49
Trademark description: “The trademark consists of a maritime-themed design for the can lid, and a band for the sides, featuring five ornamented rectangles separated by monograms formed by the letters J. A. T. In the first rectangle on the left, one reads: Portimão; in the second: Marie Elisabeth; the third and fourth contain maritime scenes, with the former bearing the inscription: Qualité supérieure, and the latter: Sardines à l’huile surfine. Pure olive; and finally, in the fifth: Portugal.” Intended for preserved sardines in olive oil.

BRAND OWNED BY / MARCA REGISTADA POR: Irish Seafood Investment Limited

BRAND REG NUMBER / NÚMERO REGISTO DE MARCA:
Application number: 144571
Local registo / Registration location PT
Application date 27/07/1907
Registration date 31/01/1908

BRAND OWNED BY / MARCA REGISTADA POR: Sugal – Alimentos S.A.

BRAND REG NUMBER / NÚMERO REGISTO DE MARCA:
Application number: 144572
Local registo / Registration location PT
Application date 27/07/1907
Registration date 15/02/1908

Esta indústria é uma indústria tradicionalmente de conservas de grande qualidade, sendo Peniche caracterizado pelo facto das suas fábricas serem sucursais de grandes empresas produtoras nacionais e internacionais de renome. Existem relatos que explicitam a importância que esta propriedade das conservas de Peniche – e os preços mais elevados a ela associada – tinha para estes industriais. No caso seguidamente relatado, fala-se da Fábrica de Júdice Fialho, contando-se como se instaurou a marca Marie Elisabeth (imagem de marca desta fábrica do istmo de Peniche 38).

«Quando foi de ter o nome de Elisabeth… Chegou à Inglaterra um barco carregado de, naquela altura, de latas de sardinha de conserva. E [os compradores ingleses] entenderam que as conservas não estavam em condições.
O que não era verdade, não é? Mas o senhor Júdice Fialho: não estava em condições para um, não estava em condições para outro; e então ele atirou aquilo tudo ao mar, foi uma carrada grande que atirou ao mar! Por alhas e por malhas, a Rainha teve conhecimento do assunto. A partir daí foi-lhe oferecido para que ele pusesse o nome, numa das suas marcas, pusesse o nome de Marie Elisabeth. (…) Foi graças à Rainha que aquele teve o nome de Elisabeth. (…) Pela valorização da qualidade. E então a partir dali… Para já, aquilo que era da Fábrica do Júdice Fialho, tudo aquilo era bom, e das outras fábricas também, não é? (…) Mas que as marcas foram sempre boas, de boa qualidade, aqui em Peniche, isso não há dúvida nenhuma!» (excerto de entrevista a Engenheiro)”

38 Esta lata é ainda hoje fabricada, embora a unidade fabril tenha mudado de patrões (de Júdice Fialho para IDAL e para ESIP); embora já tenha sido exportada para outros países como a Inglaterra, hoje é apenas consumida na Suíça, onde é a marca líder deste mercado. Segundo uma operária ainda no activo nessa fábrica, a marca Marie Elisabeth «é o cartão de visita, vá lá, ali da fábrica» (entrevista 1, mulher).

in RELATÓRIO DE ESTÁGIO Magna Carta «Peniche 2025» FCSH-UNL
Orientadores de estágio:
Pelo Departamento: Prof. Dra. Filomena Silvano
Pela Magna Carta: Prof. Dr. João Bonifácio Serra
Orientanda: Raquel Janeirinho
Ano Lectivo 2006/2007

Marie Elisabeth

Marie Elisabeth – sardines portugaises sans peau et sans arêtes á l`huile d´ olive pure