Amourette - Sardine portoghesi all olio d oliva

BRAND / MARCA: AMOURETTE

TYPE / TIPO: lata alumínio – aluminium can

DESIGNATION / DESIGNAÇÃO: Sardine portoghesi all olio d oliva

INSCRIPTION / TEXTO:

DIMENSIONS / DIMENSÕES: C. 10,6cm L. 6,2cm A. 2,65cm

NET WEIGHT / PESO LIQUIDO: 125 gr

MATERIALS / MATERIAL:

PRINTED BY / IMPRESSO POR:

FABRICANTE / PACKED BY: Pinhais

EXPORTED BY / EXPORTADOR:

CLIENTE / PACKED FOR: Boccardi

DATE / DATA : 2012

PRODUCTION PLACE / LOCAL DE PRODUÇÃO: Matosinhos

TYPE OF FISH / TIPO DE CONSERVA:

DESTINATION MARKET / MERCADO DESTINO: Itália

CREDIT: in A Embalagem de Conservas na Conserveira Pinhais
Análise dos rótulos produzidos de 1920 a 2014
Sara Sousa Monteiro
Design de Comunicação
2014

Information in A Embalagem de Conservas na Conserveira Pinhais - Análise dos rótulos produzidos de 1920 a 2014 - Sara Sousa Monteiro - Design de Comunicação 2014

DESCRIÇÃO TÉCNICA

LOCALIZAÇÃO ESPÓLIO: PINHAIS & CA. LDA.

FABRICANTE: PINHAIS & CA. LDA.

EXPORTADOR: PINHAIS & CA. LDA.

DATA: SEGUNDA GERAÇÃO (1990)

MARCA: AMOURETTE

DURAÇÃO DA MARCA: 1949 – ACT.

TIPO DE CONSERVA: SARDINHA EM AZEITE COM SAL

PESO NETO: 125G

MERCADO DE DESTINO: LÍNGUA UTILIZADA: FRANCÊS E ITALIANO | TRADUÇÕES EM ESPANHOL, INGLÊS, ALEMÃO

EMBALAGEM

NOME DO EMISSOR: PINHAIS & CA. LDA.

MATERIAL: FOLHA DE FLANDRES

COR:PRATEADO

DIMENSÕES: C. 10,6CM L. 6,2CM A. 2,65CM

PESO: 35G

TIPO DE LATA: EASY OPEN, COM ANILHA DE ABERTURA COLOCADA NO TOPO DA TAMPA, É AINDA DE REFERENCIAR AS DEPRESSÕES E RELEVOS DADOS EM TODAS AS FACES DA EMBALAGEM PARA CONFERIR RESISTÊNCIA À MESMA, CREMOS NO ENTANTO, QUE AS DEPRESSÕES DADAS NA TAMPA TÊM COMO PROPÓSITO O AUXÍLIO NO ACTO DE ABERTURA, AJUDANDO À DEFORMAÇÃO DA MESMA

TIPO DE ABERTURA: A ABERTURA É FEITA COM O AUXÍLIO DA ANILHA EXECUTADA POR DESENROLAMENTO DA TAMPA PELA LINHA DE ENFRAQUECIMENTO

RÓTULO

IMPRESSÃO: CROWN

TÉCNICA DE IMPRESSÃO: LITOGRAFIA

CORES UTILIZADAS: AMARELO, VERMELHO, BEGE E PRETO

INFORMAÇÃO ESCRITA

TAMPA: AMOURETTE | SARDINE PORTOGHESI ALL’OLIO D’OLIVA | PESO NETTO GRAMMI 125 | SGOCCIOLATO GRAMMI 90 | INGREDIENTI: SARDINE – OLIO D’OLIVA – SALE | ENTRO IL: 2017 | PRODUCT OF PORTUGAL

LATERAL DIREITA: SARDINE | PORTOGHESI ALL’OLIO | D’OLIVA – CON SALE | PESO NETTO: GR.125 – SGOCCIOLATO: GR. 90 | INGREDIENTI: SARDINE – OLIO DI OLIVA – SALE

LATERAL ESQUERDA: AMOURETTE | SARDINE PORTOGHESI ALL’OLIO D’OLIVA | PRODUCT OF PORTUGAL | DA CONSUMARE PREFERIBILMENTE ENTRO LA FINE DEL: 2017

LATERAL TOPO: IMPORTATORE ESCLUSIVO | BOCCARDI | SAN MAURO TORINESE (TORINO) | TEL. 011 273 1512 – FAX 011 273 3014

LATERAL FUNDO: CÓDIGO DE BARRAS

LATERAL ESQUERDA: SARDINAS PORTUGUESAS EN ACEITE PURO DE OLIVA | SARDINES PORTUGUAISES À L’HUILE D’OLIVE PURE | PORTUGUESE SARDINES IN PURE OLIVE OIL – SALT ADDED | PORTUGIESISCHE SARDINEN IN REINEM OLIVENOEL | NETTO INHALT 125 G – FICHEINWAAGE 90 G | STERILISIEPT. KUHL UND TROCKEN AUFBEWAHREN | HERSTELLUNGSJAHR SIEHE STANZE | AMOURETTE | LAVORAZIONE SPECIALE | PRODOTTO NELLO STABILIMENTO DI MATOSINHOS | PACKED BY | PINHAIS & C.ª LDA | MATOSINHOS – PORTUGAL | NET WEIGHT 4 3/8 OZ. AVOIR. – POIDS NET 125 GR. – CONT. CUB. 125 CM3 | CONTENIDO NETTO 125 GR. EM RELEVO: PORTUGAL

DESCRIÇÃO ESTILÍSTICA E DESCRIÇÃO TEMÁTICA

O actual rótulo da marca Amourette apresenta-se como uma reprodução do primeiro (apresentado no mercado em 1949), assim deparamo-nos com a mesma cena, de temática infantil, onde um casal de crianças se encontra sentado num banco à beira mar, sob um céu estrelado. O barco e a ave, elementos da paisagem, também se mantêm.

De um modo geral as observações realizadas ao rótulo vintage desta marca mantêm-se, podemos no entanto, discernir algumas alterações, nomeadamente quanto a questões de tonalidades e correspondência das mesmas.

Assim, quanto às cores utilizadas as percentagens de utilização do cromatismo mantêm-se, o amarelo, o vermelho, o bege e o preto, com a mesma predominância, onde o amarelo ocupa a maior área impressa, tendo no entanto, uma tonalidade menos vibrante que a do rótulo anterior. Observamos também que a tinta correspondente à cor vermelha é neste rótulo brilhante, as zonas a vermelho ganham assim destaque, em contraste com as outras cores que continuam a ser mate.

Quanto à correspondência das cores, as diferenças intensificam-se na personagem masculina, assim, na ilustração do chapéu predomina a cor prateada da folha virgem contraposta pelas linhas a vermelho, o oposto do desenho original; o cabelo também apresenta madeixas loiras contornadas a preto, enquanto que na primeira versão o cabelo do rapaz é preto com reflexos prateados; a cor dos lábios também se altera, passando a preto em vez de vermelho. Também não é feita a distinção entre as duas peças de vestuário como deduzimos ter sido a intenção no primeiro rótulo, onde na lateral inferior esquerda observamos uma alusão a uns calções em tom prateado em contraste com a camisola vermelha.

Na personagem feminina temos uma correcção na coloração do pescoço, que antes se encontrava na cor amarela (tom do fundo) e agora se apresenta na cor bege (tom de pele). A simulação de textura na vestimenta da rapariga também apresenta uma ligeira alteração, com pontos maiores e menos frequentes, tendo sido, no entanto, respeitada a representação dos mesmos em linhas diagonais, de acordo com a inclinação da personagem.

Quanto aos elementos das estrelas é visível uma preocupação na correspondência das suas posições, havendo no entanto uma diminuição dos mesmos, devido à própria tipologia da embalagem, easy open, onde a anilha de abertura ocupa grande parte da secção superior da tampa, local onde se encontravam alguns destes elementos. Também é de notar, que esta anilha, se sobrepõe aos rostos das duas personagens, o foco da acção, mas que, no entanto, não nos parece prejudicar a leitura da imagem.

A moldura da imagem também sofre uma alteração, pois os seus elementos encontram-se distribuídos no sentido oposto aos ponteiros do relógio, ao contrário da versão original. Também notamos que em vez de 26 peixes contamos agora 28, talvez porque, apesar das medidas das embalagens não serem tão diferentes, o rebordo da lata à decollage é mais largo que o da tipologia easy open, expondo menos área para impressão.

Quanto à área do texto são três as tipografas utilizadas, havendo uma reprodução da tipografia correspondente ao nome da marca da versão vintage, e a introdução de duas novas tipografias para a informação secundária, ambas impressas a preto, sem serif e em caixa alta, sendo que uma delas é condensada.

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