2015 - A indústria das conservas de peixe em Setúbal
Um livro que conta 140 anos das Conservas de Setúbal
O livro “A indústria das conservas de peixe em Setúbal”, de José Madureira Lopes e a Alberto Sousa Pereira, é lançado dia 19 de Dezembro, nos Paços do Concelho, em Setúbal.
O título A indústria das conservas de peixe em Setúbal, dos autores José Madureira Lopes e a Alberto Sousa Pereira, afigura-se como um documento indispensável para a crónica setubalense, sobretudo porque a história desta terra passa obrigatoriamente pelo sector das conservas.
A obra conta a história da ascenção e queda da indústria conserveira em Setúbal que teve uma duração de 140 anos, sendo a primeira instalada por um empresário francês em 1855, num terreno junto à doca da cidade, terminando em 1995 com o encerramento das fábricas “Regina” e “Vasco da Gama”.
A indústria conserveira foi durante várias décadas foi a principal base de susbistência económica para milhares de famílias e permanece na memória dos setubalenses. Existiram 420 fábricas em laboração o longo de 140 anos que comercializaram os seus produtos através de 613 marcas, pertencentes a 97 fabricantes. O auge foi em 1919 com 132 unidades em laboração.
TÍTULO: A indústria das conservas de peixe em Setúbal
SUB TÍTULO:
AUTOR: José Manuel Madureira Lopes & Alberto Manuel de Sousa Pereira
DATA EDIÇÃO: 1ª ed. – [S.l.] : Estuário, 2015
EDIÇÃO: Edição ESTUÁRIO
IMPRESSO POR: Santa Maria da Feira: Rainho & Neves – Artes Gráficas
DESCRIÇÃO: 320 p. : il. ; 31 cm.
OWNER: conservasdeportugal.com
CREDIT:
IMAGES: