A arquitetura industrial conserveira em Setúbal. De1924 - 1994

Maria João Ferreira Santinhos

ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Escola de Tecnologias e Arquitetura
Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Trabalho teórico submetido como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Arquitetura
Orientador
Professora Doutora Arquiteta Soraya de Fátima Mira Godinho Monteiro Genin
Outubro | 2015

Anexo IV - Reportagem fotográfica do estado atual das unidades conserveiras

Figura 2 Número 69 – Vista geral da fachada da fábrica de conservas Vasco da Gama. (Freguesia de São Sebastião, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 3 Número 69 – Chaminé e reservatório da fábrica de conservas Vasco da Gama. (Freguesia de São Sebastião, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 4 Número 69 – Fachada da fábrica de conservas Vasco da Gama. (Freguesia de São Sebastião, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 5 Número 69 – Interior da fábrica de conservas Vasco da Gama. (Freguesia de São Sebastião, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 6 Número 69 – Secção de enlatamento da fábrica de conservas Vasco da Gama. (Freguesia de São Sebastião, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 7 Número 69 – Secção de enlatamento da fábrica de conservas Vasco da Gama. (Freguesia de S. Sebastião, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 8 Número 37 – Chaminé e parede da fábrica de Conservas São Pedro. (Freguesia de S. Sebastião, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 9 Número 62 – Chaminé da fábrica de conservas E. Bliebernicht. Fotografada sobre as ruínas da firma Sociedade Mecânica. (Freguesia de S. Sebastião, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 10 Chaminés de algumas fábricas de conservas. (Freguesia de São Sebastião, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 11 Número 35 – Chaminé da fábrica de conservas Bella Vista.(Freguesia de São Sebastião, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 12 Número 35 – Fábrica de conservas Bella Vista. (Freguesia de São Sebastião, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura13 Número 6 – Fachada da fábrica de conservas da firma Viegas & Lopes, Lda.. (Freguesia de São Sebastião, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 14 Número 6 – Fábrica de conservas da firma Viegas & Lopes, Lda.(Freguesia de São Sebastião, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 15 Número 54 – Parede exterior sul da fábrica de conservas Estrela do Sul. (Freguesia de S. Sebastião, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 16 Números 35 e 54 – Chaminés das fábricas de conservas, Bella Vista, não identificada e Estrela do Sul. (Freguesia de São Sebastião, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 17 Número 54 – Fábrica de conservas Estrela do Sul. (Freguesia de S. Sebastião, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 18 Número 6 – Chaminé da fábrica de conservas da firma Viegas & Lopes, Lda., (Freguesia de S. Sebastião, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 19 Número 21 e 55 – Fábrica de conservas Aurora, chaminé e edifício da fábrica de conservas Gargalo (direita). (Freguesia de Nossa S. da Anunciada, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 20 Número 21- Fábrica de conservas Aurora. (Freguesia de Nossa S. da Anunciada, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 21 Números 21e 55 – Fábrica de conservas Aurora e chaminé da fábrica Gargalo. (Freguesia de Nossa S. da Anunciada, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 22 Chaminé e edifício de fábrica de conservas não identificada. (Freguesia de Nossa S. da Anunciada, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 23 Número 45 – Fábrica de conservas Poker.(Freguesia de Nossa Senhora da Anunciada, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 24 Número 51 – Chaminé e edifício da fábrica de conservas Gizela. (Freguesia de Nossa Senhora da Anunciada, Concelho e Distrito de Setúbal)

Figura 25 Número 27 – Fábrica de conservas da firma Sociéte de Conserves de Setúbal, Lda. (Freguesia de Nossa S. da Anunciada, Concelho e Distrito de Setúbal)