Revista Indústria Portuguesa
I Congresso da Indústria Portuguesa foi inaugurado no dia 8 de outubro de 1933, na sequência da Exposição Industrial, promovido pela AIP-Associação Industrial Portuguesa .
A crise mundial de 1929 vinha acalentar a esperança de estar próximo o momento da viragem em que estando reunidas as condições necessárias seria finalmente possível iniciar um processo de mudança que transformasse o Portugal tradicionalmente agrícola e «atrasado» num país desenvolvido e modernizado.
Nesse contexto integrava-se, promovida pela AIP em colaboração com a sua congénere portuense, a Grande Exposição Industrial Portuguesa (1932-33) que decorrera em 2 ciclos (Outubro-Dezembro de 1932 e Junho-Outubro de 1933) e que reunira mais de 1000 industriais no pavilhão do Parque Eduardo VII.
O encontro representava o culminar de uma estratégia concebida pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) e cujo arranque remontava a 1928. Um programa formalmente inaugurado com a fundação da revista “Indústria Portuguesa”, cujo primeiro número saiu para as bancas em Março de 1929
“Portugueses, Patriotas, Preferi Produtos Portugueses!”
“Só é bom português aquele que exige e prefere produtos portugueses”