2007 - O meu Fialho
TÍTULO: O meu Fialho
SUB TÍTULO:
AUTOR: Antero Anastácio
DATA DA EDIÇÃO: Fevereiro 2007
EDIÇÃO: 1ª edição
IMPRESSO POR: Gráfica Europam, Lda – Mem Martins
DESCRIÇÃO: histórias e estórias do bairro operário “Bairro do Fialho”, em Peniche
OWNER: conservasdeportugal.com
CREDIT: Antero Anastácio
IMAGES:
Natural de Peniche – do Bairro do Fialho – Antero Anastácio apresenta uma forte vocação para as artes, com destaque para a pintura e a música. Escreveu o livro “O meu Fialho”, com um retrato deste antigo bairro operário penichense, entretanto desmantelado, associado a uma fábrica de conservas de peixe ainda em laboração, a Júdice Fialho – atualmente ESIP. Foi com base na sua experiência de vida no Bairro do Fialho, que relata as histórias e estórias deste Bairro operário.
Prefácio do livro
Desde que os episódios “O meu Fialho” começaram a serem publicados no jornal “Voz do Mar”, senti-me fascinado pelas suas histórias, representando e retratando a minha mocidade, factos por mim vividos.
Considero uma obra repleta de realismo, sem qualquer tipo de ficção, transportando-nos à infância e adolescência num mundo fantástico, apesar das adversidades da vida e da época, mas no fundo, éramos felizes e não sabíamos.
Ler os artigos do Antero Anastácio cheios de imaginação e graça, é como ouvir os segredos emocionais extraídos de situações reais de saudade e de enlevo da alma.
A sua originalidade e conseguida pelo armazenamento da inteligência que o autor sempre revelou, a coragem de publicar verdades reais que incomodam mas que merecem todo o meu respeito.
Jamais irei esquecer a sua dignidade, coragem e honestidade, uma grande amizade que sempre nos uniu desde crianças, sendo para mim um exemplo de força viva, determinação, como ser humano e artista, quer nos quadrantes da música, das artes plásticas e em boa hora agora, como escritor.
Luciano Santos Ferreira