1941 Selos “Costumes Portugueses" (1º Emissão)
Por iniciativa do Administrador Geral dos Correios, Engenheiro Couto dos Santos, iniciaram-se os trabalhos para a série em que seriam apresentados os pitorescos e tradicionais costumes, e trajos populares.
Embora já tivessem sido aprovados dez desenhos, e as respectivas gravuras concluídas, foram as provas recusadas pela Junta Nacional de Educação, o que fez parar a emissão. Tendo mais tarde os C.T.T. protestado, invocando o prejuízo com as despesas já efectuadas, foram autorizados, a fazer a emissão com os dez desenhos concluídos. Impressos tipograficamente pela Casa de Moeda, sobre papel liso, em folhas de 100 selos com denteado 11,5.
Foram emitidos: 2 milhões de selos de $04 verde escuro, representando a MULHER DA NAZARÉ, em desenho de Raquel Roque Gameiro e gravura de Guilherme Santos; 3,2 milhões de selos de $05 castanho vermelho, representando a TRICANA DE COIMBRA, em desenho de Raquel Roque Gameiro e gravura de Gustavo de Almeida Araújo; 2 milhões de selos de $10 lilás violeta, representando o SALOIO dos arredores de Lisboa, em desenho de Raquel Roque Gameiro e gravura de Renato Araújo; 6 milhões de selos de $15 verde amarelo, representando a PEIXEIRA DE LISBOA, em desenho de Raquel Roque Gameiro e gravura de Marcelino Norte.
Foram emitidos: 2 milhões de selos de $25 lilás violeta, representando a MULHER DE OLHÃO, em desenho de Álvaro Duarte de Almeida e gravura de Gustavo de Almeida Araújo; 20 milhões de selos de $40 verde claro, representando a MULHER DE AVEIRO, em desenho de Álvaro Duarte de Almeida e gravura de Guilherme Santos; 800 mil selos de $80 azul claro, representando a MULHER DA MADEIRA, em desenho de A. Duarte de Almeida e gravura de Arnaldo Fragoso; 800 mil selos de 1$00 vermelho, representando a VIANESA, em desenho de Raquel Roque Gameiro e gravura de Arnaldo Fragoso.
Foram emitidos: 1,4 milhões de selos de 1$75 azul escuro, representando o CAMPINO DO RIBATEJO, em desenho de Raquel Roque Gameiro e gravura de Arnaldo Fragoso; 300 mil selos de 2$00 laranja, representando a CEIFEIRA DO ALENTEJO, em desenho de Raquel Roque Gameiro e gravura de Guilherme Santos.
texto de Carlos Kullberg